O que é Moodle?

 Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema de gerenciamento para criação de ambientes online que podem servir para diversos fins. Esses sistemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou de Learning Management System (LMS).

Disponível em 75 línguas diferentes, sendo um software internacional com mais de 25 mil sites registrados disponíveis em mais de 175 países! O programa foi lançado em 2001 pelo australiano Martin Dougiamas, programador e desenvolvedor para web.

O moodle vêm sendo usado para apoio de cursos presencias, os professores substituem a velha apostila no xerox da faculdade por materiais postados diretamente na plataforma. Sendo de fácil utilização ela conta com diversos plug-ins que complementam suas funcionalidades, tais como videoconferências, agendamento de eventos, provas online, conteúdos interativos, entre outros. A facilidade no seu uso tornou-a a melhor ferramenta para ambientes educacionais.

Em quais bancos de dados o sistema funciona?

O Sistema Moodle funciona melhor a partir de bancos de dados MySQL e PostgreSQL, podendo também ser utilizado com outros bancos como Oracle, Interbase, ODBC e Access. A filosofia que guia o desígnio e o desenvolvimento do Moodle é uma filosofia particular de aprender, um modo de pensar a educação-aprendizagem conhecido como “pedagogia do social-construtivismo”. Essa filosofia está apoiada em quatro conceitos:

1. Construtivismo – de acordo com essa teoria, as pessoas constroem conhecimentos na interação com a sociedade;
2. Construcionismo – segundo esse conceito, a aprendizagem é particularmente efetiva quando se constrói algo para outros experimentarem;
3. Sócio-construtivismo – estende as teorias anteriores em um grupo social que constrói coisas para outro, colaborativamente, criando uma microcultura de artefatos compartilhados;
4. Aprendizado contínuo – Quando a pessoa é imersa dentro desse ambiente está em continuo aprendizado, em muitos níveis, como membro daquela cultura;

Seu desenvolvimento é de forma colaborativa por uma comunidade virtual, a qual reúne programadores, designers, administradores, professores e usuários do mundo inteiro e está disponível em diversos idiomas. Contando com cerca de 80 milhões de usuários mundialmente, é a maior plataforma open source LMS do mundo e está presente em universidades, colégios, hospitais, instituições públicas e privadas e muito mais.

Versatilidade

As possibilidades de utilização do Moodle se refletem no seu uso por segmentos extremamente opostos do mercado, há cases interessantes na área da saúde, como por exemplo o Gymine e o Instituto Crispi, ambientes dedicados aos profissionais de cirurgias minimamente invasivas, que contam com aulas interativas, transmissões ao vivo, fóruns e materiais explicativos nos ambientes.

Captura Instituto Crispi

 

Captura Gymine

 

 

Oposto ao Gymine temos o ambiente em Moodle desenvolvido para o Tribunal de Justiça do estado de Roraima que possibilitou uma otimização dos processos judiciais criminais do estado. Essencialmente se trata de um ambiente virtual onde o juiz que está locado no tribunal ou instituição jurídica possui um aparelho de videoconferência com microfone, tela e câmera e o réu que pode estar dentro da cadeia do sistema prisional que disporá de um totem com câmera, microfone e alto-falante para realizar a audiência.

Essa solução trouxe benefícios como a desnecessidade de deslocar o réu até o local da audiência, economizando recursos importantes e tornando as audiências mais rápidas, realizando-se cerca de 10 atendimentos antes da solução, hoje com a implementação da plataforma o número quadruplicou chegando em 40 audiências diárias.

Quem usa o Sistema Moodle?

Podemos encontrar esse sistema em grandes universidades do Brasil e do exterior, além de empresas e instituições menores de ensino. Fora do país o sistema Moodle é usado na Universidade Nacional da Austrália, Universidade de Cambridge, Louisiana State University, Mazda, Shell, Allianz, Novell, Microsoft, entre outros.

 

Fonte: Moodle LivreUFSCAR

Meu nome é Marcos, tenho 22 anos e sou estudante de Administração de Empresas na UFRGS. Sou apaixonado por tecnologia, tendências, marketing e tudo que rompa com a nossa estúpida sensação de controle sobre nossas vidas. Muito rock, astrofísica e uma pitada de gastronomia!

Leave a comment