Por que a sua empresa precisa conhecer a inteligência artificial

Em uma recente entrevista para o programa F5 da revista InfoMoney, Pedro Jahara, CEO da Beluga DB, empresa especializada em processamento inteligente de dados e informações, detalha algumas possibilidades do manejo das informações referentes a clientes, usuários e processos que podem ser otimizados para criar melhores estratégias de vendas, marketing e melhoria de metodologias.

O convidado ainda destaca pontos importantes da Inteligência Artificial, do desenvolvimento de sistemas customizados para empresas e suas necessidades e da importância desses mecanismos para o crescimento eficiente e estruturado das empresas.

O Padeiro e a farinha

Quantos pães, croissants e tortas uma padaria vende no mês, no semestre? Quantos quilos de farinha, açúcar e manteiga são necessários para a produção desse período? O controle de estoque e a previsão de insumos é um dos pontos chave para a saúde das contas de pequenos negócios como restaurantes, padarias, entre outros.

Não à toa Jahara cita que até pequenos negócios como uma padaria poderiam ser aprimorados com o uso consciente de informações acerca de seus procedimentos, como por exemplo a quantidade de farinha utilizada para produzir a quantidade média de pães e produtos vendidos pelo estabelecimento, o que pode gerar um controle melhor do estoque, reduzindo os custos e desperdícios. Essa técnica pode ser ampliada para praticamente todos os insumos das empresas, com dados médios extraídos dos períodos estudados é possível obter informações importantes para a reposição do estoque.

Crédito, débito ou à vista?

Além de informações que possam ajudar nos processos internos de um negócio, Pedro lembra que os dados em relação aos clientes são ainda mais relevantes, principalmente na hora do pagamento quando o cliente fornece dados simples como os produtos adquiridos e o método de pagamento, logo, as estratégias que podem ser criadas são muitas, como oferecer descontos para pagamentos à vista, oferecer a assinatura do cartão da empresa, focar em campanhas para os produtos mais vendidos ou melhorar a performance dos menos vendidos.

Triângulos e Notificações

O convidado menciona que as potencialidades de cruzamento de dados são imensas ao exemplificar como uma empresa pode saber por onde você está andando dentro de um shopping através de uma triangulação de dados da rede wi-fi do complexo onde você está, destarte disso, ela pode mandar notificações push para o seu celular avisando de uma promoção em um corredor ou uma loja perto de você. Além disso, é possível saber com esse mesmo mecanismo quais setores do shopping tem mais visitantes, ou seja, por onde passam mais compradores e isso pode servir para a empresa gestora balancear os preços dos aluguéis dos espaços nesse conjunto de lojas.

Google Assistant

Em uma recente demonstração dos avanços na ferramenta Assistant, a gigante da tecnologia norte-americana Google surpreendeu os espectadores com uma simulação onde o assistente por voz da empresa liga para um salão de beleza e marca um horário para um corte de cabelo, a naturalidade com que o recurso conversa com a pessoa do outro lado da linha é tanta como exemplificada no seus dizeres “hmm-hum”, como um verdadeiro ser humano esperando pela atendente de um salão anota seu horário.

As alternativas que surgem com o uso da inteligência artificial são vastas, empresas jurídicas podem utilizá-la para a interpretação de textos de petições iniciais se já foram julgadas ou não, se elas são ambíguas ou repetitivas e ainda a interpretação do texto para o correto envio de mensagens e atualizações acerca do andamento dos processos. Empresas de marketing já a utilizam em diversos processos de criação de e-mails e organização de contatos e clientes.

 

Os dados irão se tornar os recursos mais importantes para empresas que desejam crescer, pois entender seu consumidor, seus desejos e problemas é entender como a sua empresa pode mudar a vida desse cliente.

 

Fonte: InfoMoney

 

Marcos Maierhofer
Meu nome é Marcos, tenho 22 anos e sou estudante de Administração de Empresas na UFRGS. Sou apaixonado por tecnologia, tendências, marketing e tudo que rompa com a nossa estúpida sensação de controle sobre nossas vidas. Muito rock, astrofísica e uma pitada de gastronomia!

Leave a comment