O que é Gameficação?

Quando você está participando de um questionário da cadeira EAD da faculdade ou quando está jogando Candy Crush na sua viagem de ônibus ou ainda quando os líderes da sua empresa propõem metas a serem batidas propondo benefícios e prêmios, nessas atividades podemos associar técnicas clássicas de gameficação. Mas por quê? Nós, mesmo que seres racionais, gostamos quando somos recompensados pelas metas ou atividades alcançadas, isso nos dá a sensação de que vencemos ou estamos vencendo os desafios impostos, mais do que isso, os prêmios geralmente nos tornam mais ambiciosos, mais dispostos a continuar buscando mais desafios e assim alcançar recompensas maiores.

O que é Gamificação?

A Gameficação ou Ludificação, do inglês Gamefication, é a proposta de utilizar conceitos dos jogos e video games em atividades que precisem gerar envolvimento dos usuários na atividade. Competitividade e engajamento são as duas palavras-chave nesse processo, à medida que os participantes interagem com as atividades, com o programa, app ou o que seja, as estratégias de gamefication entram em ação: bônus, medalhas, rankings, selos, prêmios e tantas outras são as técnicas utilizadas, essas ações alimentam o interesse e o engajamento do participante em tal atividade, fideliza o usuário na plataforma, fortalece a interação com os processos.

Indicadores de Desempenho

Algumas atividades que utilizam a ludificação aliam outras ferramentas como a Inteligência Artificial, um exemplo disso são apps e softwares de aprendizado e educação como o Experter e programas de marketing digital e planejamento de negócios que oferecem recompensas conforme completamos as tarefas, mas um dos benefícios dessa união é a possibilidade de acompanhamento do desempenho dos usuários individualmente à medida que vão interagindo, com esses dados é possível definir melhor as estratégias para os próximos passos de uma campanha, de uma aula, da metodologia ou o aprimoramento da experiência do usuário.

Objetivo, Regras, Feedback e Participação Voluntária

A maior parte das atividades e games desenvolvidos, seja para um treinamento de uma empresa, apps que você usa ou a rede social que você utiliza, têm elementos da gameficação, apresentando conteúdos interativos e características essenciais para o seu progresso, confere quais são elas aqui:

O objetivo ou meta, como o nome já fala é propósito daquele processo, qual o ponto que desejamos alcançar no fim da atividade, do processo onde queremos chegar? Em video games há uma diversidade grande de metas, melhorar seu personagem, vencer desafios, melhorar seu ranking.

No Fliperama, o objetivo principal era bater o recorde da máquina.
No FIFA a meta é jogar com outros usuários e melhorar sua posição no ranking

 

 

 

 

 

 

 

 

As regras são as leis impostas pelo programa, jogo ou atividade, em algumas situações as regras não estão explícitas, ficando a cargo do bom senso e ética dos participantes.

O feedback é uma das partes mais importantes de um processo, visto que dessa forma conseguimos saber como prosseguir, o que estamos fazendo certo e o que precisamos deixar de fazer, feedbacks funcionam em quase todas as situações onde mais de uma parte é envolvida, sabendo do seu desempenho você consegue se adequar melhor às atividades, melhorando sua performance e produtividade.

A participação voluntária é a sua consciente participação na atividade, sabendo que dela podem ser retiradas informações acerca do seu desempenho, da sua participação, padrões de jogabilidade e interação. Esses dados servirão tanto para você entender seu desempenho através de indicadores, quanto para os desenvolvedores do game entenderem onde podem melhorar, quem são seus usuários e perfis.

Como posso usar a Gameficação?

Algo que é importante definirmos é que gameficação não é quando você têm um jogo ou uma atividade pontual na sua empresa ou escola, isso nada mais é do que um game, a gameficação é a possibilidade de utilizar os mecanismos dos jogos em atividades diárias, ou seja, uma forma de abordagem do planejamento estratégico da sua empresa para tomar decisões.

Vamos pegar como exemplo na sua empresa que tem um time de vendas e você precisa engajar mais seu time para se sentirem parte crucial do processo, se sentirem parte da empresa, vestindo a camisa fielmente.

Treinamentos

Treinar e capacitar é essencial para os colaboradores entenderem do que tratam os produtos e qual o posicionamento da empresa, nesse momento você pode oferecer um conteúdo mostrando um pouco sobre como a empresa surgiu, suas estruturas, quais os produtos e como eles atingem os consumidores, quais são seus benefícios e diferenciais, quais o problemas que eles solucionam. Ao final dessa explicação pode-se fazer um teste com perguntas rápidas sobre o assunto abordado, não só sobre o conteúdo em si, mas também sobre situações em que seu colaborador é colocado como consumidor, para que ele adquira a capacidade de se colocar como indivíduo detentor do poder de compra, assim entendendo suas dúvidas na hora de comprar. Ao final dessa etapa você terá colaboradores mais sábios para lidar com as situações do dia-a-dia de vendas.

Treinamentos para o time de vendas é essencial para o bom desenvolvimento do seu negócio

Obs.: Os treinamentos não servem somente para os novos colaboradores do time, mas também para os atuais frente a novos produtos que estão surgindo na empresa, a uma nova abordagem de prospect ou para melhorar os indicadores. 

Ranking

Ter um ranking com os melhores vendedores é ótimo, ele reconhece o esforço daqueles funcionários e cria dados interessantes sobre a equipe, porém a competição precisa ser estimulada sempre de forma saudável, fazendo com que entendam que mais vendas significa uma empresa melhor e mais forte, com cada vez melhores processos e que a competição é uma forma de estimular a quebra de barreiras pessoais, de superar-se diante dos desafios, de testar sua capacidade e que as posições em um ranking não significam sua realização pessoal ou profissional. Dessa estratégia de rankeamento pode-se premiar os melhores vendedores, a forma de premiação pode variar entre avanços de carreira, presentes, prêmio monetários, viagens ou cursos e participação em eventos.

Feedbacks e Formulários

Criar formas de receber um feedback dos envolvidos nos processos é fundamental para entender se sua abordagem está correta, se está de acordo com as expectativas dos colaboradores. Uma ferramenta legal para entender isso é criar um formulário online, com perguntas e espaços para livre expressão dos usuários, que pode ser aplicado a cada período de tempo determinado. Desse formulário podem sair dados muito relevantes para a continuação das estratégias e processos ou uma ideia fantástica que mude sua visão completamente. Já pensou?

Por que implementar Gamification?

Principalmente aliado a escolas e redes de ensino a gamificação apresenta muitos benefícios, mas podemos citar rapidamente uma maior eficácia na absorção e retenção de conteúdo, facilidade na transmissão do conhecimento, estímulo a comunicação, narrativas envolventes e menores taxas de reprovação de usuários. Essas novas ferramentas podem contribuir significativamente para melhorar os índices de educação, reduzir os números de evasão e baixo engajamento na educação.

A tecnologia já norteia a educação hoje e essa parceria terá crescimento exponencial nos próximos anos. Gadgets, smartphones, tablets, laptops serão cada vez mais usados em salas de aula físicas, inclusive é tendência que as aulas se tornem cada vez mais à distância em detrimento das presenciais, necessitando sobretudo de avanços nos equipamentos utilizados e no conhecimento de como usá-los para a qualidade efetiva da educação.

Recentemente houve maior popularização da tecnologia e dos meios digitais, tanto físicos quanto os meios de obtenção da informação, a internet está cada vez mais democrática e ampla, com a possibilidade de acesso a partir de qualquer parte do globo, por qualquer pessoa a qualquer momento. Precisamos entender que temos o poder em nossas mãos de compreender e influenciar processos que antes levariam dias sendo estudados em prateleiras de bibliotecas dentre livros empoeirados, assim, quase que instantaneamente.

Portanto, temos que utilizar de todos os mecanismos que difundam esse conhecimento, tornando ele mais simples, amplo e cativante.

 

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