O que é Inteligência Artificial e como ela muda(rá) o mundo!

Atualmente nosso contexto e hábitos estão cada vez mais conectados, mais digitais e mais integrados à capacidade das máquinas de transmitir, produzir, gerenciar, calcular e, literalmente, pensar como nós humanos. Quem cresceu há mais de 30 anos certamente se lembra do seriado The Jetsons, uma clássica série americana que trazia carros voadores e robôs domésticos, o que não dizer então da franquia “O Exterminador do Futuro”, com a maléfica Skynet contra a resistência humana. Mas afinal, o que é inteligência artificial(I.A)?

A inteligência artificial é um conceito relativamente antigo, tendo seus primórdios logo após a Segunda Guerra Mundial, com o artigo “Computing Machinery and Intelligence” do matemático inglês Alan Turing, mas o termo em si é citado no ano de 1956 pelo cientista da computação John McCarthy da Universidade de Dartmouth, à época ele convocou um grupo de cientistas, matemáticos e físicos para criar um projeto e analisar se as máquinas poderiam aprender como uma criança numa espécie de tentativa e erro, desenvolvendo assim um raciocínio lógico. A proposta do projeto dizia que eles iriam desenvolver máquinas capazes de “usar linguagem, abstrações de formulários e conceitos, resolver tipos de problemas que no momento eram só para seres humanos e melhorar-se”, isso foi há cerca de 60 anos, porém é mais atual que nunca.

Alan Turing
John McCarthy

 

 

 

 

 

 

 

Nunca se produziu tantos dados e informações como hoje, algumas estimativas apontam que quase 90% dos dados do mundo foi gerado nos últimos 3 anos! Com essa quantidade absurda de informações e o avanço na velocidade de processamento de dados, os computadores podem agora realmente criar uma estrutura lógica com todas esse material. É aí que entra a Inteligência Artificial de fato, pelas palavras do professor McCarthy a I.A. “É a ciência e engenharia de fazer máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes.”, ou seja, é uma área de pesquisa da computação dedicada a desenvolver métodos e dispositivos que possam multiplicar as habilidades racionais do ser humano de resolver problemas, pensar, ou de forma mais ampla, ser inteligente. 

A inteligência artificial está presente em quase todos os serviços online que utilizamos, desde uma simples pesquisa sobre a previsão do tempo até em softwares capazes de identificar cânceres em pacientes, tudo isso com uma agilidade e inteligências cada vez maiores, e o futuro promete ser ainda mais fascinante, especialistas dizem que a I.A. poderá criar estratégias completas para a estruturação e desenvolvimento de empresas e antever problemas antes mesmo que eles surjam. A cada novo avanço, os dispositivos munidos de I.A aprendem mais e melhor, realmente desenvolvendo capacidades cognitivas de solucionar problemas. Hoje a I.A já apresenta ramificações, tais como Machine Learning e Deep Learning, áreas tão incríveis como sua predecessora.

É fato que as atividades do contexto humano terreno serão influenciadas cada vez mais por mecanismos robóticos etéreos, capazes de ultrapassar nossa subjugada competência mundana de resolução de problemas, portanto devemos estar atentos aos avanços nessa área, visto que só assim manteremos-nos conectados e integrados à uma cultura cada vez mais inteligente.

 

Leave a comment