Como se destacar no mercado de franquias

Na contramão da incerteza econômica no Brasil, em 2018 o mercado de franquias apresentou desempenho superior aos dos setores de comércio e de serviço. Com cerca de 2,8 mil marcas franqueadoras e mais de 140 mil unidades franqueadas espalhadas por todo o país, o setor registra um faturamento anual na casa de R$ 160 bilhões. Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro tem expectativa de alta de 1,35% em 2018, o setor de franquias prevê expansão de 8% em seu faturamento e de 3% em número de unidades.

Franquia, ao contrário do que muitos pensam, não anda sozinha. É preciso gestão eficaz e envolvimento da equipe para o bom desenvolvimento do negócio.

Entenda bem o negócio

Saiba sempre com o que está lidando.

Empreender, muitas vezes, é o sonho de quem está insatisfeito com o seu trabalho atual. Essas pessoas se imaginam liderando o próprio negócio e idealizam situações como: um horário mais flexível, não precisar mais prestar contas a ninguém e ganhar o quanto querem. Assim, acabam investindo em qualquer coisa. Esse raciocínio está errado. Para que um negócio dê certo, é preciso que você conheça o seu funcionamento e procure fazer a diferença na vida das pessoas. Mas como isso seria possível sem o devido conhecimento de suas possibilidades?

Sendo assim, concentre-se em empreender no ramo que realmente conhece, ou estude bem o mercado que irá empreender — e não nas oportunidades da moda. Quando você lida com um assunto que já faz parte do seu universo, suas chances de compreender as possibilidades e oferecer algo significativo para o público só aumentam. Se desenvolva na área comercial, você perceberá que essa área é o pulmão de todo o negócio, se dará bem quem tem uma área comercial forte.

Sempre solucione os problemas das pessoas, procure por alternativas, certamente, você terá muito que contribuir com seus consumidores.

Tenha grande dedicação

Não é porque toda a estrutura da franquia já está montada que você não precisará trabalhar bastante para obter destaque em seu ramo de atuação. Cabe ao franqueado fazer acontecer em sua unidade, investindo nos recursos necessários para manter a franquia funcionando de acordo com os padrões estabelecidos pela rede, motivando a sua equipe e dando as devidas orientações para que ela desempenhe sempre um bom papel. Isso precisa ser feito constantemente.

É por esse motivo que a dedicação do franqueado é um dos elementos primordiais do sucesso de uma franquia. Sem ela, mesmo com todo o know how recebido do franqueador, o desempenho tende a ser insatisfatório (e os resultados também).

É bom ressaltar a importância do líder no êxito de um empreendimento. É ele quem funciona como referência para os colaboradores e clientes, o que exige uma postura compatível com aquilo que a equipe precisa apresentar no dia a dia de trabalho, e o que sua unidade irá entregar para seus clientes.

Por isso, seja exemplar, até mesmo para ter condições morais de cobrar depois.

Estude bem o seu público e a concorrência da rede de franquias

Qualquer gestor, independentemente do empreendimento que comanda, precisa dominar os assuntos relativos ao seu universo de trabalho para ter melhores resultados no dia a dia. Sendo assim, não existe dica melhor do que estudar muito antes de empreender. Procure compreender cada detalhe que envolve o projeto, seja o mercado, o público-alvo e também o produto (ou serviço). Se sua ideia é investir no marketing digital, é hora de procurar por cursos e atualizações que permitam a você ser uma especialista na área.

Jamais invista em algo somente porque parece lucrativo. Sem a devida capacidade para lidar com as exigências do negócio, você terá menores condições de se adaptar a ele e de ter vantagem competitiva em relação à concorrência, mesmo que a franquia já tenha um nome estabelecido no mercado.

Concentre-se também em compreender os impactos de seus concorrentes no setor, pois assim você consegue se diferenciar deles para dar ao público soluções interessantes e diferentes. Práticas como o benchmarking, por exemplo, são muito indicadas para que não se fique para trás.

 

Fonte: Liguesite

Meu nome é Marcos, tenho 22 anos e sou estudante de Administração de Empresas na UFRGS. Sou apaixonado por tecnologia, tendências, marketing e tudo que rompa com a nossa estúpida sensação de controle sobre nossas vidas. Muito rock, astrofísica e uma pitada de gastronomia!

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