Essa extensão do Chrome permite você aprender idiomas assistindo Netflix

Imergir em uma nova língua para aprendê-la não significa que você precise fazer as malas e se mudar para a Europa por três meses. Agora, você só precisa ligar o Netflix e ter essa extensão. A Language Learning with Netflix é uma extensão do Chrome que permite assistir a programas com duas legendas ao mesmo tempo, para que você possa emparelhar visualmente traduções com diálogo e aprender um novo vocabulário no processo. É um serviço inteligente que faz uso do enorme catálogo da Netflix e de todos os principais idiomas nos quais ele já oferece legendas, incluindo dinamarquês, holandês, inglês, francês, alemão, italiano, norueguês, português, espanhol, sueco e turco.

A extensão foi criada pelos desenvolvedores David Wilkinson e Ognjen Apic, que tentaram criar seu próprio software de aprendizado de idiomas antes de colaborar no aprendizado de idiomas com a Netflix. “Para alguns idiomas (farsi, por exemplo), há apenas uma quantidade limitada de materiais didáticos disponíveis”, disse Wilkinson em um e-mail. “Acho que muitas pessoas gostariam de estudar uma língua com material com o qual já estão familiarizadas”.

A ferramenta funciona melhor como um suplemento para pessoas que já têm algum conhecimento básico do idioma que estão aprendendo. Há um recurso de destaque de vocabulário que grava palavras menos comuns, o que é ajustável para corresponder ao seu nível de vocabulário. Passar o mouse sobre uma palavra produz um dicionário pop-up e clicar na palavra permite que você a ouça. Você também pode desacelerar o diálogo ou pausar a reprodução automaticamente no final de cada legenda, para que você possa aprender linha por linha. Existe até um catálogo de recomendações para filmes e programas que são bons para estudar.

 

A extensão do Chrome é livre para usar, mas os devs Wilkinson e Apic estão planejando adicionar mais recursos, como legendas adicionais para diálogos dublados, que estariam disponíveis apenas para usuários pagos. “A Netflix tem faixas de áudio alternativas para muitas séries conhecidas, mas as legendas em outros idiomas não correspondem ao áudio”, disse Wilkinson. “Estamos pensando em criar novas legendas para essas faixas de áudio alternativas, para que você possa estudar alemão, por exemplo, com Breaking Bad com áudio e legendas em alemão correspondentes”.

Uma das poucas desvantagens é que a ferramenta funciona apenas no Google Chrome, por isso você não pode usá-la com seu aplicativo Netflix em tablets ou serviços de streaming como o Roku ou o Apple TV. Espero que o serviço possa ir além dos navegadores em breve, porque é óbvio que o potencial para o aprendizado de idiomas através da mídia é enorme. O Viki, um serviço de streaming para séries asiáticas, implementou um “Modo de Aprendizagem” em 2017 que essencialmente faz a mesma coisa, mostrando duas legendas de uma só vez. Os desenvolvedores dizem que ainda não entraram em contato com a Netflix, mas “o projeto provavelmente poderia avançar mais e mais com o apoio deles”.

 

Fonte: The Verge

Meu nome é Marcos, tenho 22 anos e sou estudante de Administração de Empresas na UFRGS. Sou apaixonado por tecnologia, tendências, marketing e tudo que rompa com a nossa estúpida sensação de controle sobre nossas vidas. Muito rock, astrofísica e uma pitada de gastronomia!

Leave a comment