Como aproveitar os assistentes por voz na Educação?

A chegada dos assistentes virtuais pelo comando da voz está gerando uma revolução no mundo dos dispositivos celulares e, por mais que nos encontremos ainda nas fases primárias desse desenvolvimento, se espera que em breve estes assistentes tenham cada vez mais precisão.

Como Alexa, Siri ou Google Assistant podem ajudar na hora de estudar?

Os assistentes virtuais podem se tornar em valiosos aliados que poderão dar um empurrãozinho na hora de se preparar para uma prova ou simplesmente na hora de fazer a lição de casa. Esses recursos são programados com algoritmos de inteligência artificial e nos ajudam muito para resolvermos problemas do dia a dia.

Lembretes de estudo

Quantas vezes ficamos jogados no sofá à toa sem nos darmos conta de que já deveríamos ter ido estudar? Quantas vezes perdemos a hora de manha?

Os assistentes por voz têm um papel fundamental para nos tirar desse estado de procrastinação. Um “Siri, me lembre de que comece a estudar Biologia” ou “me acorde às 8 horas” será mais do que suficiente para ficarmos mais tranquilo em relação ao assunto e confiar no celular que nos lembre. E não será necessário mexer um dedo: o comando de voz se executa à distância e sem tocar no celular.

Estabeleça o temporizador para controlar o tempo de dedicação aos estudos.

Os que enfrentam uma prova que exige horas e mais horas de estudos sabem que o tempo passa devagar, ou ao contrário, escapa entre os dedos sem que possamos nos dar conta.

Uma boa estratégia de estudo é ter o tempo sob controle e saber quanto dedicamos a um tema. “Coloque o temporizador em uma hora” pode bastar para dividir a manhã em blocos e assim poder designar os valiosos minutos de forma proporcional.

Anotar as informações importantes

Alexa, Siri e Google Assistant podem transformar em anotações os textos que quisermos lembrar, o que pode servir para uma revisão posterior dos estudos.

Cálculos matemáticos

Já é hora de dizer adeus às calculadoras, graças a todos estes assistentes. Você sabia que todos eles realizam cálculos matemáticos de forma instantânea?

Multiplicações, divisões, e algumas funções simples podem ser resolvidas à viva voz e sem perder tempo com a calculadora.

Capitais, países e cultura geral

Os assistentes de voz são perfeitos para resolver questões de cultura geral, como “Qual é a capital da Nova Zelândia?” ou “Quantos habitantes tem a Suécia?”

Buscar fotografias

Você precisa completar um trabalho com fotos? Acabou a angústia de entrar no Google em busca de uma foto daquele réptil específico. Um simples “procure fotos do…” será suficiente para fazer um ótimo catálogo de fotografias à nossa disposição na tela do celular.

 

Além desses benefícios específicos para ajudar no estudo, os assistentes possuem outras muitas funcionalidades como o cálculo de rotas, fotografias instantâneas, gravação de aúdio discreta e por aí vai. A tendência ainda é que eles se tornem ainda mais inteligentes, identificando problemas de saúde dos seus usuários ou distúrbios de humor. A tecnologia é arrebatadora.

 

Fonte: Universia Brasil

 

Meu nome é Marcos, tenho 22 anos e sou estudante de Administração de Empresas na UFRGS. Sou apaixonado por tecnologia, tendências, marketing e tudo que rompa com a nossa estúpida sensação de controle sobre nossas vidas. Muito rock, astrofísica e uma pitada de gastronomia!

 

Leave a comment